Início Geral Piscicultura: Prefeitura já construiu sessenta tanques para criação de peixes

Piscicultura: Prefeitura já construiu sessenta tanques para criação de peixes

39
0
COMPARTILHAR

Desde o início da gestão do dr Hildon Chaves, a Semagric pôs em prática diversas ações para atender os produtores rurais que desejam ampliar e diversificar suas produções, dentgre as quais a piscicultura. A prefeitura de porto velho, por meio da subsecretaria municipal de agricultura e abastecimento (Semagric) vem intensificando o suporte a novos criadores de peixes no município. 

Tem sido muitos os interessados em agendar uma visita para que sejam conhecidos, escolhidos e demarcados os locais mais adequados à construção de criatórios de peixes, o que tem contribuído para o crescimento das expectativas por um futuro promissor na região rural de Porto Velho.

Dr Hildon acredita na piscicultura como fomento à geração de renda e como grande indutor do crescimento da economia na capital, Neste primeiro semestre já foram construídos 60 tanques, dos quais alguns estarão em condições de iniciar a produção num prazo médio de um ano. “O peixe é um produto de fácil comercialização, pouca mão de obra e toda produção é consumida pelo mercado interno”, avalia dr Hildon.

De acordo com subsecretário Francisco Evaldo de Lima, o produtor local tem um grande potencial para o desenvolvimento do agronegócio, sendo uma das responsabilidades da prefeitura, por meio da Semagric, fazer a escavação dos tanques para que os produtores se motivem cada vez mais.

“A atividade é rentável, mas é necessário desenvolvê-la de forma correta. Seria muito fácil só escavar o tanque, colocar água e soltar os peixes dentro, porém não é assim que funciona”, explicou Evaldo.

A Prefeitura aproveita o momento para avançar no apoio à atividade. Esta semana as máquinas da Semagric estão na Linha C 01, no Ramal Santo Expedito, onde estão construindo 12 novos tanques que beneficiarão quatro produtores. É o caso de Antônio Alves de Oliveira, que recebeu três tanques em sua propriedade. “Esse projeto irá nos ajudar muito, já que agora teremos uma nova fonte de renda. Antes a gente criava só porco, galinha, e a renda não era lá essas coisas. Graças à prefeitura, daqui um ano quero estar produzindo e vendendo todo peixe produzido por minha família. Só tenho a agradecer muito à Semagric e ao prefeito, por esse projeto”, disse Antônio.

Já dona Valnilda Fernandes comentou que sonhava com essa nova, que para ela é apenas o início de uma grande mudança. “Para nós foi uma grande vantagem a Semagric construir esses tanques nas nossas propriedades, e o investimento agora é para tocar o projeto enfrente e começar minha criação de tambaqui”, comemorou Valnilda.

O pastor Adonias dos Anjos Ferreira, que tem uma casa de retiro e abrigo na região agradeceu muito a benfeitoria na propriedade. “Todo peixe que produziremos aqui, será muito útil para nossa igreja e para as pessoas carentes que ajudaremos também”, disse Adonias.

Os tanques estão no assentamento São Domingo, Terra Santa, C01 ramal Santo Expedido KM 7, Setor Chacareiro, e linha Progresso. Os produtores receberam também orientações técnicas da Semagric e Emater, o objetivo agora é aumentar a produção de peixes na região, para abastecer o mercado local, e ajudar na geração de renda para essas famílias.

Fonte: Semagric

Deixe um Comentário