Início Educação Seminário reúne especialistas nacionais na FARO

Seminário reúne especialistas nacionais na FARO

19
0
COMPARTILHAR

O evento celebra parceria entre a FARO e a Universidade Federal Fluminense

Nos dias 16 e 17 de novembro, é realizado o I Seminário Interdisciplinar em Judicialização dos Conflitos, promovido pela FARO e a Universidade Federal Fluminense – UFF. O evento visa consolidar a parceria entre as faculdades, com apresentações de trabalhos científicos e participação dos acadêmicos de graduação e pós-graduação, sendo mestrado e doutorado, da FARO e de outras instituições.

O Seminário conta com apresentação de cinco mesas de debates, por convidados, tanto da UFF, quanto professores da FARO e especialistas de Rondônia. E ainda, haverá grupos de trabalhos, reunindo pesquisas sobre Rondônia, especialmente sobre os conflitos, tratando-se dos impactos das hidrelétricas, assentamentos e do modelo de justiças existentes em Rondônia.
A mestranda, Gúnila Alves, apontou que além da parte jurídica, o seminário abrange outras áreas: como a sociologia, a educação e a área ambiental, para que o discurso seja mais consistente. “O seminário fecha um ciclo. É o encerramento da primeira turma,
com defesas de mestrado, e visa fortalecer essa parceria para nosso estado de Rondônia, que é deficiente de profissionais com a titulação de mestres e doutores, na área de direito”.

O diretor da faculdade de Direito da UFF, Wilson Madeira Filho, expôs a importância de se fazer ciência no norte do Brasil. “Há alguns anos, observamos que os locais do país com maior índice de pós-graduação, eram o sul e sudeste. Neste sentido, vimos a
importância de expandir para o norte a pós-graduação e auxiliar o avanço das pesquisas específicas, para que se comece a pensar na perspectiva no norte do país, trabalhar novos instrumentos de cidadania, de pertencimento, de afirmação e de direitos. A equipe da UFF está muito feliz em contar com a contribuição da FARO, e estamos aprendendo a cada dia, junto aos pesquisadores da instituição”.

Em agradecimento pelo apoio da UFF, a coordenadora do curso de direito da FARO, profa. Maria Idalina Rezende, disse: “Tenham a certeza de que todos aqui serão multiplicadores desse primeiro contato. A UFF plantou uma semente e essa semente vai germinar, e todos que participaram desse projeto darão muitos frutos, essa é a nossa intenção, de multiplicar as nossas pesquisas”.

Assessoria

Deixe um Comentário