Início Parada Urgente Prefeitura apoia Projeto Rondon no atendimento a ribeirinhos

Prefeitura apoia Projeto Rondon no atendimento a ribeirinhos

90
0
COMPARTILHAR

A prefeitura de Porto Velho firmou acordo de cooperação com o Ministério da Defesa, na manhã desta sexta-feira (7), para apoio a mais uma edição do Projeto Rondon, que levará assistência a cinco localidades do Baixo Madeira, entre 9 e 21 de julho. O documento foi assinado pelo prefeito de Porto Velho, dr Hildon Chaves e pelo capitão de fragata, José Antônio Gomes da Silva.

Pelo acordo, serão atendidas por professores e universitários de várias regiões do país as comunidades dos distritos de Demarcação, Calama, Cujubim Grande, Nazaré e São Carlos nas áreas de saúde, educação, esporte e tecnologia. A operação, denominada Rondônia Cinquentenário, marca os 50 anos da primeira atuação do projeto Rondon, que começou exatamente em Rondônia, em julho de 1967.

Durante a operação, os rondonistas, como são chamados, capacitarão servidores e agentes e realizarão palestras sobre direitos do cidadão, das mulheres e das crianças e adolescentes, além de oficinas sobre construção de banheiro ecológico, educação ambiental e compostagem, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das populações locais.

Na avaliação do capitão José Antônio da Silva, a operação Rondônia Cinquentenário busca contribuir com o desenvolvimento sustentável e com o bem estar social junto às comunidades ribeirinhas. Além disso, lembrou o coordenador do projeto Rondon e da operação, “em julho, se comemorarão 50 anos do projeto e nada melhor que no local de seu nascimento, contribuindo com o seu desenvolvimento local”.

Silva aproveitou para agradecer o apoio da prefeitura de Porto Velho, da Marinha e do Exército, além do Ministério da Defesa nessa importante empreitada social.

O prefeito dr Hildon, por sua vez, destacou a importância do projeto para que os professores e universitários conheçam as grandes dificuldades que as comunidades ribeirinhas enfrentam, incluindo o básico, como o simples acesso aos serviços públicos essenciais. “O projeto é de grande relevância e grande impacto social através do qual ganham todos: comunidades afetadas e os professores e universitários”.

NAVIO HOSPITAL

Dr Hildon aproveitou para falar aos representantes do Projeto Rondon de seu empenho para atender às demandas de ribeirinhos, especialmente na área da saúde. “Nós pensamos em reativar o navio-hospital que temos aqui, mas depois vimos que não compensa economicamente porque demanda altos custos operacionais. Concluímos que será melhor comprarmos uma nova embarcação, que deverá, no futuro, apoiar os senhores nesse importante trabalho”.

Concluindo, o prefeito porto-velhense afirmou que o município tem tido importante apoio no campo da saúde, com a atuação do navio-hospital da Marinha.

Assessoria

Deixe um Comentário